MVRDV_CAM02_V5_HD_FINAL-(1)
150422-lugares-500e
View-FLATIRON_D_02
View-Intere-02_
Exit full screenEnter Full screen
 seta anterior
 próxima flecha

O bairro Norte de Bagneux foi essencialmente utilizado como terra de cultivo antes de ser habitado por grandes edifícios de apartamentos erguidos nos anos 60. A extensão da linha 4 e a criação da linha 15 irão posicionar Bagneux na área da Grand Paris. Que prosperidade pode trazer este posicionamento? Que identidade pode criar? Este projeto pode gerar uma nova centralidade para a cidade num contexto urbano fragmentado? O que pode trazer aos habitantes? Que planeamento urbano e arquitetura poderia simbolizar esta renovação e torná-la notável?

UMA PRAÇA central no coração do projeto. O quarteirão Estações está dividido em 3 lotes que serão construídos em torno de uma praça com envergadura que se tornará um local de partilha e ligação.
OS JARDINS O arranjo da praça com uma coleção de quarteirões paisagísticos e de passagens, permite encontrar uma escala humana. Estes jardins são tanto lugares propícios aos usos urbanos, como também suportes pedagógicos, através de coleções de árvores e espécies vegetais que recolhem. O conjunto destes jardins forma um vale verde como um ambiente de vida para todo o bairro. A altura das habitações circundantes permite aos seus habitantes tirar partido deste novo contexto vegetal. Em escala local, estes múltiplos jardins constituem lugares propícios ao sonho e à contemplação da natureza.
AS TRAVESSAS As ligações necessárias entre o metro e o meio envolvente, para os equipamentos, os comércios e as entradas das habitações são entrecortadas por uma série de jardins como mini boulevards. Esses caminhos permitem atravessar o espaço de forma simples e sem perturbações. Livre para os peões que os usam para se desviar destes eixos de fluxo para se introduzirem nos jardins que atravessam. A natureza do solo dos caminhos reflete o céu que os sobranceia, recordando a matéria das fachadas lisas da arquitetura.


Perspetivas Golem